Saiba mais
Idioma
Menu
Menu
Idioma

Brasil recebe final de campeonato mundial de Mountain Bike

23 NOV 2018 - 00H00 | ATUALIZADA EM 23 NOV 2018 - 09H58

Entre 24 e 25 novembro, o Brasil terá a oportunidade de receber, pela primeira vez, a final da UCI Eliminator World Cup. Trata-se de uma competição de mountain bike inédita na América Latina, onde os principais atletas do planeta disputam baterias eliminatórias em circuito curto, de aproximadamente 1 km, com diversos desafios, como curvas fechadas, ladeiras e pisos variados. Dos quatro participantes de cada bateria, apenas os dois mais rápidos passam para a próxima fase até chegar à grande final.

E os organizadores da prova no Brasil – a União Internacional de Ciclismo (UCI), entidade que representa 194 federações nacionais, e a Copa Internacional de MTB (CIMTB) – escolheram um lugar curioso para a prova: uma bela pista que contorna a Basílica do Senhor Bom Jesus de Matosinhos, em Congonhas (MG). O local, onde se encontram as mais importantes obras do Aleijadinho, é considerado o maior conjunto arquitetônico e artístico do Brasil e declarado Patrimônio Mundial pela UNESCO. Cada prova será composta por duas voltas em torno do monumento, totalizando 950 metros de percurso.

Henrique Ribeiro, CEO da Sense Bike, principal patrocinadora do UCI Eliminator World Cup, entende que “ao apoiar a vinda de um evento deste porte ao País, permitimos que os atletas brasileiros possam conviver em um ambiente internacional de extrema competição, ampliando a troca de experiências e criando um novo cenário de oportunidades. A nossa intenção é abrir as portas das grandes provas e campeonatos mundiais de Mountain Bike aos ciclistas do Brasil, fazendo com que o esporte nacional ganhe força e seja cada vez mais valorizado”.

Esta será a sétima e última etapa da Copa que já passou por Estados Unidos, Itália, Áustria, Holanda, Alemanha e Bélgica. As primeiras eliminatórias das categorias Júnior, Sub23 e Elite acontecerão no sábado (24) às 9h. Os melhores entre os homens e as melhores mulheres disputarão a partir das 12h do domingo (25) as baterias finais.

Na prova da elite mundial, a decisão do campeonato ficou para esta última etapa no Brasil. Chegam para a disputa do título, o holandês Jeroen van Eck (atual líder) e o alemão Simon Gegenheimer (segundo lugar), que estarão acompanhados por outros atletas estrangeiros de altíssimo nível e da elite nacional do Mountain Bike.

Oportunidade para atletas amadores - Os atletas da Copa Sense Bike de Amadores – categorias Feminina Geral e Masculinas Expert, Cadete, Master e Veterano, poderão correr a etapa, juntamente com todas as categorias da Copa Internacional Levorin de MTB. Para participar é fácil, basta fazer a inscrição no site www.cimtb.com.br escolhendo a categoria referente ao ano de nascimento do atleta.

Brasileiros na Prova - a Sense Factory Racing, uma das equipes mais importantes do Brasil, patrocinada também pela Sense Bike, marcará forte presença na competição com três atletas de ponta confirmados:

· Mario Couto, atual campeão brasileiro de MTB XCO na Sub 23;
· Giuliana Morgen (Giugiu), atual campeã brasileira e Pan-Americana de MTB XCO;
· Rubinho Valeriano, tricampeão Brasileiro de MTB XCO, com participação em três Olimpíadas (Pequim 2008, Londres 2012 e Rio 2016);

Para conhecer mais sobre o UCI Mountain Bike Eliminator World Cup, confira o vídeo da segunda etapa realizada em Volterra (ITA).

Fonte: Sense Bike